Saúde mental
Como manter a saúde mental em época de quarentena? A escritora Bruna Cosenza dá umas dicas valiosas que pode ajudar nesse período difícil. Para lidar com a situação, ela frisa a importância de cuidarmos da saúde mental também.
1) Evite bombardeio de informações: A globalização está contribuindo com uma pandemia do pânico. Não fique o dia todo assistindo notícias e não fique buscando informações na internet. Procure fontes oficiais.
2) Estabeleça uma rotina: Se estiver trabalhando em casa, estabeleça um horário para acordar, comece só dia com um bom café da manhã. Veste-se com roupas confortáveis e crie um ambiente agradável para trabalhar. Ficar trabalhando na cama de pijama pode não ser produtivo. Procure fazer uma atividade física como alongamento ou yoga. Não use o home office como desculpa para prolongar suas horas de trabalho. Reserve um tempo para você e suas necessidades pessoais.
3) Faça terapia on-line: A terapia é uma grande aliada em diferentes momentos de nossas vidas. Se você já faz, converse com o profissional para verificar a possibilidade de continuar fazendo as sessões on-line e se não faz, mas se sente um nível de ansiedade muito alto, essa pode ser uma boa hora para se cuidar, Existem muitos serviços disponíveis, inclusive gratuitamente.
4) Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas: Por mais que as redes sociais possam causar pânico com informações desencontradas, use a tecnologia ao seu favor: converse com seus avós, faça uma chamada para um amigo ou parente que não se comunica faz tempo, organizar uma chamada de vídeo com amigos, primos, colegas de trabalho.
5) Use a quarentena para se dedicar a atividades que gosta: Você agora tem um tempo livre e não precisa mais de desculpas da falta dele para iniciar algum hobby. Existem sites com ótimas opções.
6) Pratique meditação: A meditação irá te ajudar a diminuir seus níveis de ansiedade de e stress. Pode ser realizada pela manhã e também terminar o dia com meditação.