No momento você está vendo Check-ups. Devemos fazer esse tipo de exame em tempos de pandemia?

Check-ups. Devemos fazer esse tipo de exame em tempos de pandemia?

Olá, meu nome é Danillo, sou médico, e atuo na área de radiologia e diagnóstico por imagem.

Hoje vou falar um pouquinho sobre exames de rotina, o famoso “check-up”. Devemos fazer esse tipo de exame em tempos de pandemia?

A pandemia da COVID-19 é um grande desafio a toda a sociedade, em especial a comunidade médica. A nossa maior preocupação é conter a disseminação do vírus.

Com o objetivo de reduzir a circulação viral e proteger toda a população, em especial aqueles que fazem parte dos grupos de risco, as sociedades científicas recomendam adiar, SEMPRE QUE POSSÍVEL, esses
tipos de exames.

Assim, cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico assistente, considerando os fatores de riscos para cada pessoa, as suspeitas clínicas (se é alta ou baixa) e quais informações adicionais esses exames irão trazer para determinar um diagnóstico e conduzir ao tratamento.

Por tanto, pessoas assintomáticas e sem fatores de risco para determinadas doenças podem esperar um pouco mais para realizar esses exames.

Diferentemente, daquelas, que sem eles, podem ter o diagnóstico atrasado, afetando e prejudicando todo o tratamento.

Por isso, ATENÇÃO! Converse com seu médico antes de decidir se realiza ou não esses exames.

É ele quem vai melhor saber avaliar e orientar sobre os riscos e benefícios para a realização de exames de rotina neste período.

E lembre-se, caso seja necessário fazer qualquer exame, mantenha os cuidados recomendados pelas organizações de saúde, como uso de máscara, lavar bem as mãos com água e sabão ou o uso do álcool em
gel e evitar aglomerações.

Com isso todos ganham: você, seus familiares e os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate da COVID-19.

Vamos nos cuidar!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.