Risco médio:
Ir a lojas, shoppings e supermercados: O risco está na aglomeração de pessoas. Dê preferência aos locais que controla o número de pessoas e exigem a higienização das mãos e uso de máscaras. Dicas: Antes de sair de casa, faça uma lista com tudo que for compar. Você irá direto aos locais que estão os produtos que necessita, evitando permanecer muito tempo no local. Uso de máscara e higienização das mãos.
Ir a salões de beleza e barbearias: O risco médio a alta vai depender do tempo que se passar no local. O uso de máscaras pelos clientes e funcionários, o controle de números de pessoas e os distanciamentos adequada entre elas, além da ventilação, são atitudes que diminui o risco de contaminação. Dicas: Dê preferência à locais que atendam com hora marcada e evite se atrasar para o seu procedimento.
Ir a consulta médica: O risco se dá pela permanência em ambiente fechado. Dê preferência a consulta com hora marcada e não por ordem de chegada. Use máscara e higienize as mãos com frequência. Exija que os profissionais façam o mesmo. Dicas: Evite ficar em sala de espera cheia. Se for demorar a ser chamado, verifique a possibilidade de sair do ambiente e ser chamado pelo telefone quando for sua vez de ser atendido.
Ir a praia: Praia pode dar a sensação de segurança, por ser um ambiente ao ar livre. Entretanto tendem a ter aglomeração de pessoas e permanência prolongada. As cidades litorâneas que estão na fase 4 de flexibilização criaram regras para utilização do espaço da areia e mar. Dicas: Se for fazer alguma atividade nas praias, escolha horários em que estiver mais vazia e dê preferência pelas atividades individuais.
Baixo risco
Praticar atividades ao ar livre: na prática de atividade ao ar livre, a possibilidade de contaminação pode ser reduzida, dependendo do número de pessoas envolvidas. Dicas: Escolha horário e local com menor movimento para evitar aglomerações.