No momento você está vendo Drogas e seus efeitos

Drogas e seus efeitos

Efeitos no cérebro

Os efeitos que as drogas causam no organismo variam entre os indivíduos. No entanto, sabe-se que o seu efeito no cérebro está relacionado principalmente com a sua ação sobre os neurotransmissores.

São moléculas que atuam na resposta inibindo ou excitando os neurônios. Muitas drogas atuam desencadeando uma sensação de prazer ou causando alucinações.

O consumo de drogas ao longo do tempo pode desencadear alterações no sistema nervoso de forma que, para que se sintam os mesmos efeitos ao consumir determinada droga, a dosagem deve ser aumentada.

A partir desse ponto, pode ser caracterizada a dependência química, pois da mesma maneira que o indivíduo usa maior quantidade para obter um determinado efeito, a diminuição ou ausência do consumo também gera efeitos específicos de mal-estar, levando a uma compulsão pelo consumo com maior frequência da droga.

Consequência na família

A dependência química afeta a vida do dependente de diversas formas, seja em suas relações afetivas, seja como profissionais, o que acaba por desestruturar muitas famílias.

No entanto, a presença da família é essencial para o dependente químico, pois as alterações físicas e psíquicas decorrentes da dependência podem impossibilitar o dependente químico de buscar ajuda sozinho para livrar-se disso.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/drogas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.