No momento você está vendo Novembro Azul destaca os cuidados com a saúde do homem

Novembro Azul destaca os cuidados com a saúde do homem

O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para as doenças que atingem a população masculina, visando a prevenção e o diagnóstico precoce.

A importância do olhar do homem para sua saúde de forma integral é um fator importante para a longevidade com qualidade de vida.

Analisando especificamente o câncer de próstata, dados do Instituto Nacional do câncer (INCA) apontam que no triênio de 2020-2022 ocorrerão 65.840 mil casos no Brasil. Isso significa que a cada 100 mil pessoas, ocorrerão 62,95 novos casos.

Esses sinais merecem atenção: dificuldade de urinar; necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite; presença de sangue na urina; diminuição do jato urinário. Eles podem não ser câncer, mas outras doenças não malignas como hiperplasia não maligna de próstata (aumento benigno) e prostatite (inflamação da próstata, causada geralmente por bactéria).

Os exames de rotina são o temido toque retal e um exame de sangue, chamado PSA – Antígeno Prostático Específico. Necessitando de complementação, o médico vai solicitar uma biópsia de próstata, que consiste em retirar fragmentos para análise laboratorial.

Algumas situações, denominadas fatores de risco, estão associadas ao maior risco de adoecimento. São elas: idade – no Brasil, a cada 10 diagnósticos, 9 são de homens com mais de 55 anos; histórico familiar – homens que tiveram pai ou irmão com câncer em idade menor que 60 anos; sobrepreso ou obesidade – maior risco de câncer de próstata nessa população.

Adoção de práticas saudáveis diminuiu risco de várias doenças, incluindo o câncer de próstata: alimentação saudável, práticas esportivas, não fumar e evitar consumo de bebidas alcoólicas são excelentes aliados de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.