Os profissionais de saúde estão lidando com o novo Coronavírus nas salas de emergências, pronto socorros e unidades de terapia intensiva. Essa carga emocional, pressão extrema, sobrecarga emocional, ansiedade, alinhado à exposição acima do normal ao covid-19, está levando esses profissionais que estão na linha de frente da pandemia efeitos que começam a ser sentido na saúde mental.
A BBC NEWS Brasil, em uma publicação de 2 de maio de 2020, aborda essas questões, diagnosticadas por terapeutas e psiquiatras voluntários, que atendem em sessões gratuitas e virtuais oferecidas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia.
O programa Telepan Saúde, idealizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e pela Associação Brasileira de Neuropsiquiatria (ABNP) já ofereceu mais de 250 consultas on-line em todo o Brasil. Um dos relatos mais pungentes é a violência da sociedade contra eles , sendo expulsos de ônibus e ouvindo que não deveriam estar ali, porque vão infectar as pessoas. Vai se criando um certo estigma contra os profissionais de saúde.
Temos que cuidar de quem vai cuidar de nós.