No momento você está vendo Setembro Azul marca lutas e conquistas da comunidade surda

Setembro Azul marca lutas e conquistas da comunidade surda

A luta das pessoas com deficiência em busca de uma sociedade mais inclusiva é diária, mas em setembro ela é especial para a comunidade surda, que comemora o Setembro Azul.

Durante os eventos do Setembro Azul, a comunidade surda comemora sua história, identidade, suas lutas e conquistas. A data também é conhecida como Setembro Surdo, por ser um momento de conscientização dos direitos dos Surdos, incentivando uma discussão sobre sua inclusão na sociedade.

Apesar de destacar o mês de setembro, a responsabilidade de construir uma sociedade inclusiva é diária e depende de todos, por isso, mais que dar voz aos Surdos, a Serviir quer colaborar com essa luta em apoio à comunidade surda.

Ao possibilitar a comunicação dos Surdos nas mais variadas situações, a Serviir atua como uma importante ferramenta de inclusão. É dando voz aos Surdos que a Serviir permite que eles sejam ouvidos por todos, em qualquer momento e lugar.

Por que Setembro Azul?
A escolha do mês de setembro aconteceu por causa de algumas datas importantes para a comunidade surda. Entre elas o dia 6 de setembro, data em que o uso da Língua de Sinais foi proibido na educação dos Surdos, durante o Congresso de Milão, em 1880.

Outras datas marcantes são o Dia Universal da Língua de Sinais (10 de setembro) e o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), dia da criação da primeira Escola de Surdos do Brasil. A escola, inaugurada no Rio de Janeiro, em 1857, ainda existe e é sede do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Em setembro ainda tem o Dia do Tradutor (30 de setembro), data que rende homenagens aos intérpretes de Libras.

Já o azul representa a cor usada pelos nazistas para identificar pessoas com deficiência durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, o azul continuou simbolizando a opressão enfrentada pelos surdos e também sua superação ao preconceito sofrido.

Outro momento importante aconteceu no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, realizado em 1999, na Austrália. Durante a Cerimônia da Fita Azul, em lembrança aos Surdos vítimas de opressão, o ativista e pesquisador Dr. Paddy Ladd usou uma fita azul como símbolo do movimento. Desde então, azul turquesa é a cor escolhida para representar a riqueza cultural da comunidade surda.

Sabemos que, apesar das dificuldades enfrentadas diariamente, são muitas as conquistas da comunidade surda, que se mantém unida e atuante, por isso, cada uma delas deve ser comemorada e reconhecida para que a surdez deixe de ser uma deficiência invisível.

Independência é nossa palavra de ordem. Vamos Serviir juntos?

Referências:
https://www.ines.gov.br/
http://www.setembroazul.com.br/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.