A tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata em todo o mundo, ficando atrás apenas da Covid- 19.
A doença é causada pelo Bacilo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
É transmitida através de micropartículas que são emitidas durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos.
Quando um indivíduo sadio respira o bacilo ele vai para o pulmão, mas pode se disseminar para outros órgãos através da corrente sanguínea.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:
. Febre vespertina
. Sudorese noturna
. Emagrecimento
. Cansaço e fadiga
O tratamento da tuberculose é feito com antibióticos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo SUS.
É muito importante não abandonar o tratamento, pois logo nas primeiras semanas, esse paciente se sentirá melhor. Porém, deve realizar o tratamento até o final. Caso o tratamento seja interrompido, pode resultar no desenvolvimento da forma mais grave da doença, ou seja, o bacilo se torna resistente ao tratamento medicamentoso expondo esse paciente a um elevado risco de morte.
A vacina BCG protege contra as formas mais graves da tuberculose e deve ser dada às crianças ao nascer.
O diagnóstico da doença é feito através da prova tuberculínica, radiografia torácica e amostras de sangue.
Caso tenha algum dos sintomas, procure ajuda médica.
Confira o vídeo da nossa enfermeira Cristiana Paula, com acessibilidade em Libras!