Hoje, 27 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Surdocegas. Segundo dados da Feneis, existem cerca de 40 mil pessoas surdocegas no Brasil.
A surdocegueira é uma deficiência única, que consiste na falta de visão e de audição.
O dia 27 de junho foi escolhido por marcar a data de nascimento da escritora norte-americana Helen Keller, que foi alfabetizada por meio da língua de sinais tátil, sendo a primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado.
A data marca ainda a luta pela criação de políticas públicas, com o intuito de conscientizar a sociedade e promover a acessibilidade para pessoas surdocegas.
Você sabia que as pessoas surdocegas usam a língua de sinais de seu país para se comunicarem por meio do tato ou da tadoma, utilizada quando a pessoa surdocega conhece a língua oral e coloca uma das mãos na face do interlocutor, próxima à boca, para então fazer a leitura da articulação das palavras e sentir também a vibração dos sons?
Elas precisam de um guia-intérprete que a auxilie na comunicação, que é feita também por meio das tablitas alfabéticas, que são tábuas com letras e números escritos em forma maiúscula, em relevo, ou em braille.
Independência é a nossa palavra de ordem. Vamos SERViiR juntos?
Clique aqui para saber mais sobre os serviços oferecidos